Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado Curso Introdução a Educação Digital
Evilane carvalho da Costa Araújo
Tacaratu-PE
Memorial apresentado ao programa nacional de formação
continuada em tecnologia edu-
cacional em cumprimento às
exigências para conclusão do
curso de introdução digital
proinfo integrado, sob a orien-
tação do formador Humberto
Mascarenhas.
Dados Pessoais
Cursista: Evilane Carvalho da Costa Araújo
Função: Professora
Instituição: Escola Municipal Floriano Peixoto
Formação: Graduação em Pedagogia e Pós Graduação em Psicopedagogia
Apresentação
Vivemos em uma era, onde as maiores transformações nos desafiam a incorporarmos as tecnologias e mídias no cotidiano, essa globalização esta presente principalmente no âmbito educacional, onde na maioria das vezes os educandos já detêm parte desse conhecimento, mais sem significado. Onde essa situação nos remete a uma reflexão, pois nós educadores nos deparamos com uma despreparação em dar significado a esse conhecimento. Esse curso veio contribuir na superação desses desafios, nos colocando frente a esses paradigmas superando-os.
É de suma importância, a entender que o desenvolvimento da prática pedagógica esta ligada integralmente na inclusão digital, por meio desta é possível concluir que a educação ganha mais qualidade e autonomia na aprendizagem significativa e crítica com as novas tecnologias ativas.
Desse modo, é possível dizer que o curso nos leva ao desenvolvimento de habilidades e competências na comunicação das tecnologias digitais, no âmbito pessoal e profissional, abrindo portas para o conhecimento informatizado.
Introdução a Educação Digital
Com a educação digital, entendida de forma globalizada, é possível fazer um breve abordagem do aprendizado adquirido no estudos das unidades.
Tecnologia na Escola
Sabe-se que as tecnologias e mídias são resultados de grandes mudanças e transformações na vida das pessoas. Com isso é importante salientar, os desafios e entraves encontrados pelas escolas na inserção desses meios na prática político pedagógica. Essa unidade, trouxe a oportunidade de conceituar de forma objetiva esses recursos tecnológicos, pois com sua familiarização é possível refletir a introdução de mídias de prática pedagógica.
O mundo da informática, é muito amplo, mais é possível enfrentar os desafios da inclusão digital. Esse curso nos beneficia, proporcionado essa interação significativa, na era do conhecimento digital.
Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede
Observamos que cada vez mais, estamos rodeados de arte fatos que remete as tecnologias, a internet, por exemplo, que por sua vez nos proporciona navegar por um mundo até então desconhecido, e que por meio desta é possível ampliar de forma significativa a vida pessoal e profissional, mas essa unidade vai mais além, ela nos mostra como ampliar esse conhecimento com segurança não apenas acessando a rede de informação e sim para compreender os principais mecanismo de busca, editar textos e interagir com o mundo virtual.
A viagem nesse mundo digital, aponta diversas possibilidades de pesquisa na internet (links) oportunizando melhor autonomia nas aulas, aumentando ainda mais as possibilidades de comunicação.
Blogs : O Quê? Para Quê? Como?
O mundo digital, é um portal de múltiplas possibilidades. Nessa etapa, é possível perceber a importância de conhecer e trabalhar as múltiplas linguagens proposta na era digital. Refletir esse conceito nos remete a enfocar cada vez mais a importância de orientar as crianças e os jovens no uso correto dessa mídias. Para isso faz-se necessário que os profissionais de educação conheçam profundamente esses meios, essa unidade aponta uma ferramenta (os blogs), onde é possível ampliar a comunicação na rede, reconhecendo melhor as principais características, e ampliação de um repertorio de possibilidades na escrita digital, ajustes e configurações. Essa etapa enfoca também o principal papel dos blogs na aprendizagem, e na compreensão dos meios na comunicação da era digital.
Elaboração e Edição de Textos
O processo de inclusão digital, é um grande desafio. Desafios esses que vão sendo desvendado meio as descobertas, análises, pesquisas e experimentações.
Essa unidade, mostra-nos que o primeiro momento da comunicação digital esta baseada na escrita, pois é por meio desta possível analisar democraticamente a produção de determinados gêneros textuais, além de tudo compreender os cuidados necessários, para se adotar essa ferramenta, no uso pedagógico, na edição de textos.
O uso adequado do editor de texto, nos proporciona salvar os nossos documentos em locais propícios como no disco rígido ou nos cd’s e pen drives, outra coisa muito importante para os iniciantes no mundo digital é que é de suma importância a compreensão dos cuidados autorais, citando sempre fontes onde foram retirados. Nessa unidade, além de conhecer melhor o computador, foi possível conhecer o gerenciamento de arquivos, formato de documentos de textos e de imagem.
Esse momento proporciona uma maior integração no mundo digital, pois foi possível fazer relação entre conteúdos técnicos e a prática profissionais, onde fica cada vez nítida a importância da inclusão digital.
Cooperação ( orientação ) na Rede
Neste momento, é hora de refletir, sobre a cooperação na aprendizagem, aspecto de suma importância no propósito de compreensão das tecnologias, no desenvolvimento cotidiano e profissional, por meio desta analisar ações cooperativas na rede.
Essa unidade, possibilita ao cursista um entrosamento maior com a era digital, o que antes parecia um bicho de sete cabeças, hoje nos aponta vários meios práticos e necessários no dia-a-dia, ferramenta que permite a construção cooperativa, uma viagem que proporciona vários compartilhamentos, navegação em diversos conteúdos, vídeos, slides e o melhor, colocar em prática essa gama de conhecimento, incorporando a visualização dos mesmos no nosso blog.
Cooperação pressupõe dialogo
Nesta unidade é possível perceber as intenções oferecidas pela estrutura de comunicação da internet, pois ela cria uma rede de intervenções entre os participantes, esse componente comunicativo é tão natural em nossas vidas que muitas vezes não damos contas de como ocorrem seus processos.
A comunicação está presente desde o amanhecer em nossas vidas, esse hábito na internet é notório, pois a mesma oferece diversas ferramentas que propicia a comunicação eletrônica, onde entre outras ferramentas podemos encontrar o correio eletrônico, os fórum, as salas de bate papos, são diversos os meios de interação do emissor e o receptor das mensagens. Esse relacionamento, de dialogo, oferecidos pela internet mostra total importância na pratica pedagógica, mas são muitas as habilidades a ser incorporadas no cotidiano e as dificuldades e desafios vão se desmembrando com o uso efetivo destas ferramentas.
Slides digitais na escola
Essa etapa de trabalho nos remete a grandes desafios, mas também nos dar grandes suportes, deixando as aulas atraentes. Nas operações realizadas com slides é possível organizar as informações de forma sintetizadas aglomerando aos conteúdos efeitos, imagens fixas e audiovisuais, tabelas e gráficos.
Ao preparar uma apresentação com slides é importante identificar as características da linguagem visual, planejar etapas e produzir efeitos de aprendizagem sobre os participantes. Refletindo por meio destas produções é preciso obter cuidados nos princípios de diagramação, design e imagem para que o significado dessa aprendizagem seja entendido pelo receptor.
Mais que avanços no processo de inclusão digital e obter proveito na travessia das dificuldades enfrentadas no decorrer do curso.
Resolução de problemas eletrônicos
Nesta unidade trabalhamos com ferramentas de destaque no âmbito pedagógico por organizar precisamente dados de uma pesquisa, essa ferramenta entendida por Software calc, encontrada no pacote Broffice. Esse aplicativo é responsável pelas tabelas ou matrizes em linhas e colunas, o seu uso dar suporte em inúmeras situações onde é necessário planilhas de dados.
O potencial dessa ferramenta agiliza o trabalho do educador na sistematização de analises de dados promovendo um trabalho rápido e eficaz. As operações processadas com esta ferramenta viabilizar a resolução de cálculos específicos sobre dados próprios da planilha. Com tudo é importante registrar que os obstáculos e desafios foram e estão sendo vencidos pelo esforço próprio é pelo suporte oferecido no material de apoio.
Considerações finais
Contudo, é possível afirmar que não esta apenas terminando uma jornada mais esta iniciando uma nova era, e que os entraves da inclusão digital vão sendo desmitificados e os mistérios resolvidos com grandes esforços e determinação.