Programa Nacional de Formação
Continuada em Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado.
Curso Introdução a Educação Digital.
Cristina Maria de Souza Araújo.
Tacaratu-PE.
Memorial apresentado ao Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional em cumprimento as exigências para a conclusão do Curso de Introdução Digital – Proinfo Integrado, sob a orientação do Tutor Humberto Mascarenhas.
Dados Pessoais.
Cursista: Cristina Maria de Souza Araújo.
Função: Educadora
Instituição: Escola Municipal Floriano Peixoto.
Formação: Graduada em Pedagogia
Pós-Graduada em Psicopedagogia.
Apresentação
O mundo globalizado nos propõe novos desafios diariamente, principalmente no setor educacional, pois desde muito cedo as tecnologias e Midas fazem parte do cotidiano dos educandos e os mesmos chegam à escola com muita familiaridade sobre elas, só que sem direção, ou seja, sem intermediação, por isso, nos educadores nos sentimos em algumas situações despreparados para mediar esses impasses. Neste contexto poder registrar as memórias do Curso é algo satisfatório, pois o mesmo veio contribuir para a superação desses paradigmas (inclusão digital), bem como, para a reflexão sobre os impactos do uso das TIC’s nos diversos aspectos da vida, da sociedade e da prática pedagógica.
Seguramente é possível afirmar que a inclusão digital é algo essencial no desenvolvimento qualitativo e autônomo da Educação, por propiciar uma visão holística do seu potencial, extrapolando os limites físicos das instituições escolares para a interação com o mundo.
Enfim, o curso resulta no desenvolvimento de habilidades, competências e na gestão das TIC’s na vida pessoal e Profissional dos cursistas tão exigidos pela era do conhecimento e informação.
Introdução a Educação Digital.
Para expressar a importância e o aprendizado dos temas, farei uma breve abordagem de cada unidade de estudo.
O curso é estruturado em oito unidades, a primeira unidade trata das tecnologias na sociedade e na escola. Demonstra as possibilidades de reorganização da prática pedagógica atreladas ao processo de ensino e aprendizagem, bem como, o benefício que sua incorporação trás na qualidade do ensino. Neste prisma, convém citar a estruturação e implantação de estratégias pedagógicas, a interatividade e a cointegração de disciplinas para a aprendizagem significativa e critica com as novas tecnologias de forma dinâmica e atrativa. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o computador e seu funcionamento para melhor dominá-lo e superar os entraves enfrentados no dia-a-dia.
A segunda unidade de estudo aborda a Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede. Na era do conhecimento a internet por abrir um oceano de informações instantaneamente é a responsável pela amplitude da disseminação das informações e interação das pessoas independentemente da localização geográfica. Esta ferramenta tecnológica no âmbito educacional é uma fonte inesgotável para os educadores, mas que infelizmente pouco é utilizado no sentido amplo por falta de formação e conhecimento sistematizado, devido à exclusão digital e falta de acessibilidade.
Esta unidade propicia uma reflexão na ação docente, por meio de acesso a sites educativos e principalmente mostra como navegar, pesquisar, ter segurança ao pesquisar e sugere links que ajudam nas aulas. Essas informações são indispensáveis para a formação da autonomia do professor na reorganização e planejamento de situações de aprendizagem, na criação de ambientes de aprendizagem com a presença das tecnologias.
Em suma, possibilita a reflexão da importância da inclusão digital por meio da navegação na internet para orientar e fortalecer a prática pedagógica de forma criativa, significativa e interativa.
Os blogs foram abordados na terceira unidade e foi possível ampliar a conhecimento intuitivo a cerca desta ferramenta, com isso quero dizer que a utilização desse recurso em projetos educacionais impulsiona a abertura do seu espaço ao mundo, permite a integração e divulgação de ideias de forma colaborativa. Sua gestão na ação pedagógica promove ainda uma integração de várias linguagens dinamizando o processo. Para nos educadores compreender o impacto do blog e das mídias em sua vida profissional nos dá subsídios para ajudar nossos educandos a fazer uso consciente dos recursos tecnológicos, bem como, aproveitar sua comodidade, facilidade e integrar sua utilização na construção de um fazer pedagógico renovado, pois fazer parte de novos tempos (era do conhecimento) não depende apenas dos equipamentos modernos, ou seja, exige mudanças de posturas, conhecimento e disponibilidade para integrá-la no que fazemos.
A elaboração e edição de textos é o destaque da quarta unidade. Relatarei minhas impressões a partir do software Word(Windows), pois não tive como extrapolar da teoria para a prática por falta de acessibilidade ao software BrOffice-Write(Linux).
Fica notório que em ambos os softwares existem perdas e ganhos na aprendizagem. Como recurso pedagógico integra diferentes formas de expressão valorizando o trabalho com inserção de texto, imagem, gráfico, fluxograma e suporte de verificação ortográfica. Cabe a nos educadores explorar o editor de texto para estimular à escrita e o domínio das varias linguagens, ensinado suas ferramentas para formatação, ilustração e design dos trabalhos. Fica a certeza de que a prática e alcançada na media em que nos desfazemos do medo e enfrentamos os desafios. Como recompensa recebemos em troca a emoção e o sabor da conquista.
A questão da Cooperação na rede foi discutida na quinta unidade e abre os horizontes para troca recíproca por meio da colaboração e interação na web. Apresenta um texto muito reflexivo da autora Andréa Cecília Ramal (2000) que fala da cooperação que deve existir entre professores e alunos na partilha de aprendizagem, ou seja, reflete sobre o novo papel do professor.
Oportuniza conhecer a enciclopédia Wikipédia em sentido amplo, desde uma pesquisa de um determinado assunto, até a criação de uma página demonstrando como funciona na prática a cooperação on-line, bem como, postar vídeos sem cometer plágio. Nesta etapa muito estimulante infelizmente não tivemos a oportunidade de experimentar tudo o que foi sugerido pela unidade, por falta de acessibilidade a rede de forma assistida. Acredito que as dificuldades na prática existirão, porém, a qualidade do material disponibilizado para estudo e a prática garantirá sua execução.
Na sexta unidade o tema é a Cooperação pressupõe diálogo. Demonstra vários recursos para a comunicação e diálogo, distinguindo os meios síncronos (diálogo presencial) e os assíncronos (mensagem armazenada). Discorre sobre e-mail, lista de discussão. Bate-papo, chat (mesa redonda), MSN, fórum, redes sociais (Orkut) apresentando às situações em que são usadas, suas linguagens, as normas e protocolos para seu uso, a forma segura de utilizá-las e amplia a visão sobre seu potencial e importância para o desenvolvimento de habilidades na difusão da comunicação em várias situações seja do tipo pessoal ou profissional.
O tema slides digitais na escola é contemplado na sétima unidade de estudo. Mostrando todos os recursos de animação, formatação e exibição de uma apresentação feita com slides. Mais uma vez a experimentação se deu no Power point, por falta de acessibilidade ao BrOffice Impress. Sua utilização como recurso pedagógico permite explorar a linguagem visual de forma atrativa e ilustrada dos temas escolhidos trazendo grande impacto perceptivo, porém, para que haja uma aprendizagem significativa os professores Renato Martins, José Carlos Cintra entre outros nos alertam que o uso excessivo desse recurso visual não é recomendado enfaticamente por estimular no educando uma atitude passiva, ele não se sente um agente colaborativo ficando descompromissado com o processo de ensino e aprendizagem.
Na oitava unidade foi apresentado um riquíssimo material didático que mostrou como resolver problemas eletrônicos por meio de planilhas e gráficos. Dentre todas as unidades estudadas posso afirmar que infelizmente fica a sensação de frustração por tratar de um recurso tão prático e funcional para nos professores na resolução de atividades burocráticas (indispensáveis na organização e gestão de dados avaliativos), porém, não tive a prática como subsídio para sanar as dúvidas na sua operação.
Em síntese, o curso oportunizou uma amplitude maior quanto à formação de uma consciência crítica da importância da inclusão digital para o exercício da cidadania e da autonomia frente aos desafios e evolução da era do conhecimento, tendo como propósito maior sua aplicabilidade na vida pessoal e profissional em prol de uma educação igualitária e humanizadora que oportunize condições de acessibilidade ao conhecimento igual para todos os que desejam avançar para a conquista de metas e objetivos.
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